Sofia(s)

October 6, 2009

brunomunari5

brunomunari4

Acontece até o fim do mês no SESC a exposição “Proibido não tocar”, do designer Bruno Munari. Mãe, pai, tio, madrinha que não trouxer a gentinha e designers que não se tocam da importância do negócio são uns babões.

Fui tirar umas fotos, já que passei do tamanho e peso permitidos pra aproveitar melhor o acontecimento. Mas o pessoal colocou vários livros (em português e italiano) pra quem se interessa pelo trabalho do homem dar uma olhada. Algumas frases de efeito ótimas nos painéis, e um clima muito bom.

brunomunari

Como muito do material disponível é para público infantil (vários pré-livros, inventados pelo designer) é bem rapidinho de ver e fácil de ficar vagueando com os desenhos (árvores com ramificação quádrupla; árvores com ramificação quíntupla; árvores com vento; árvores com folhas, árvores bonitas…) enquanto a galerinha passa pelas estações (engatinhando); imagino os moldes das coisas. Moldes de livros (estou à procura de jeitos de se encadernar um), moldes de látex, moldes de brinquedos; moldes de gente – como seriam? Gente e árvores (e um outro punhado de seres) tem um “modelo de crescimento”, o DNA é molde? Imagine receber sua cadeira pequenina, ir acomodando-a no canto da sala se acomodando nela, feito a gente que joga futebol e toma sol, ela crescer assim, uma cadeira pelo que ela está destinada a ser, uma poltrona ou um banquinho de bar pelo uso que a gente faz dela. O que a gente está destinado a ser, o que a gente é por uso e desuso?

Visitei a exposição e pensei nas três Sofias por quem torço hoje. O molde já veio sem defeito nenhum; sejam boazinhas na parte do uso!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: