De longe

September 15, 2009

Um antídoto bom pra primeiras impressões imprecisas tanto quanto para o reavivamento do convívio próximo é este, ver de longe. No primeiro caso eu me encontro com alguém tão interessante que a possibilidade de não aparecer desse mesmo jeito aos olhos alheios faz o que faz com todo mundo (menos o 007) – umas risadinhas bestas, uns comentários dispensáveis e longos silêncios meditativos. No segundo eu já me encontrei com alguém interessante que acabou fazendo parte de algo parecido com a diretoria judiciária da vida, que mesmo não querendo trabalhar nisso vai te ajudar a decidir o que é bom e o que não é, e quando.

São pessoas queridas, mas hora ou outra você acaba se enchendo; idolatria é uma coisa e os defeitos dos outros assim são lindos, mas querer conversar em mesmo nível com quem chega num salto alto (mesmo que natural, benéfico e charmosinho) acaba sempre em uma critica leve. Não se pode sentir muito confortável um de nós no meio de coisas perfeitas. É desgostar por gostar demais.

Deve ser justo por serem situações  extremas – conhecer demais e conhecer de menos – que o mesmo método, a mesma distância, funcione. Só o que se faz é ficar longe o bastante para que a pessoa viva desligada de você, em coisas bestas como atender o telefone, servir arroz ou ir trabalhar. Olhe pra outro canto se no mesmo ambiente, só as costas se precisar observar mais longamente.

Se não chegamos ao absurdo de odiar secretamente a pessoa sem dar indício honesto nenhum do nível crescente de insatisfação (mesmo que no caso de um novo conhecido seja “ê, mas você é um especialista assim perto de mim!” pra apertar o botão da humildade – o da pessoa), é bem possível que aos poucos os jeitos bonitos das mãos ao telefone ou o bom gosto na escolha da estampa da roupa vá amaciando essa nossa chatice. Aí é disfarçar o agrado, usar homeopaticamente – expor essas batalhas internas é o cúmulo da indiscrição.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: