Como tirar o passaporte (com pressa)

June 11, 2009

Um post de utilidade pública.

1. Reúna documentos que provem que você existe (e é um cidadão) na mesa: Certidão de Nascimento, RG, CPF, Título de Eleitor.

2. Vá ao http://www.dpf.gov.br/ . Na parte azul, tem “Requerer emissão de passaporte”. Leia bonitinho, e não se preocupe em não ter a GRU paga ainda.

3. Solicite a emissão (passo2). Pedem de tudo. No final, gere o boleto pra pagamento e agende logo o horário no posto da Polícia Federal. Alguns tem horário pra marcar, outros não; nos que tem ninguém vai te atender fora do horário previsto e sem o número de protocolo. Anote.

4. Cheque a tal situação com a Justiça Federal. Se não tiver os papeizinhos da eleição passada e tudo o mais, não precisa ir a lugar nenhum: imprima do TSE (lado esquerdo, Certidões>Quitação Eleitoral) e guarde.

5. Pague a GRU, guarde o documento que usou pra pagar mais o comprovante.

6. Leve tudo pra Polícia Federal no horário agendado. GRU, Protocolo, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral, Quitação com a Justiça, CPF e RG. Esteja bem vestido, eles tiram a foto por lá mesmo (cheque isso antes, telefone).

Outra: cheque (geralmente com a Embaixada) se você precisa tomar alguma vacina. Além disso, se precisar que seja comprovada internacionalmente (CIVP: carteira internacional de vacinação e profilaxia) e alguém disser pra você ir ao aeroporto, não é qualquer aeroporto. É num posto da ANVISA e, sim, tem que ser você em pessoa. Faça o cadastro (no menu da esquerda, Cadastrar Novo), sem ter que informar exatamente tudo. Dá pra fazer na hora, também. É chegar no posto com documento de identidade e a carteira de vacinação (com a vacina já tomada, identificando quem aplicou, data e lote e unidade de vacinação) , grátis.

Chato, chato, chato. Mas bem que eu queria saber antes.

5 Responses to “Como tirar o passaporte (com pressa)”

  1. Fernando F. Says:

    Tenho ainda alguma sugestão.
    Na verdade, vi que vocês são finalistas no ICUP 2009, fui finalista ano passado (em Paris) e foi perrengue total por essa questão de documento, mas felizmente deu tudo certo.

    Minha dica é: agora que todo sistema do DPF é virtual e se baseia em agendamento, reúna os documentos, pague a GRU e vá pro posto da DPF mesmo sem ter agendado data.

    O que acontece que muitos agendados não comparecem, e chegando bem cedo nos postos costuma rolar uma lista, entre um agendado e outro que não compareceu, eles chamam essa lista (que são encaixados).

    Óbvio que pode não ser atendido, mas eu e minha equipe fomos de primeira, então vale a pena pra quem não pode esperar 2 meses por uma data de agendamento.

    No mais, vim aqui desejar boa sorte a sua equipe, no meu site tem um relato do que foram nossos 8 dias de competição em Paris e de fato foi uma experiência única

    Fizemos muitos amigos, conhecemos muita gente, principalmente na própria delegação brasileira, nos divertimos muito e bebemos muito também, rs, tanto que minha equipe ficou conhecida como embebede (trocadilho com embedded system que era nossa categoria).

    Boa sorte no Cairo.

    • litahayata Says:

      Hoy, Fernando!

      Obrigada!

      É verdade. Eu não fui atendida mesmo quando a pessoa daquele horário não apareceu. Mas de qualquer forma vale tentar, se só tem hora pra muito tempo depois!

      Fui ler o blog. Muito boas as tiras 🙂 E parabéns pela classificação em 2008! Pelo post fico mais animada por aqui também.. não só por viajar, mas por ver que alguém mais teve essa sensação de ‘pff, vou viajar, nem sei o que é isso’.

      A delegação esse ano é enorme! Imagine se não vai rolar umas bagunças…

      Obrigada de novo.
      (e boa sorte com.. o perl. 😉 )

      • Fernando F. Says:

        O Imagine Cup 2008 me causou um sentimento que eu e minha equipe apelidamos de “palpitações”. Acho que dá pra ter uma idéia a que me refiro, heauehauhea.

        Tanto que esse ano me “recusei” a participar, além de eu querer me formar um dia, e estar envolvido em outros projetos na faculdade.

        Bom, a delegação brasileira esse ano está maior e (um pouco) diversificada, mas conheço o pessoal da equipe de software (irmãos Soninos) e o Thiaguinho de IT Challenge.

        Estarei torcendo por vocês, se puderem atualizar o site de lá prometo que irei acompanhar (fotos, muitas fotos) e ano que vem devo participar novamente dessa vez em uma equipe mista com o professor Morgado (que vocês vão conhecer lá, é o mentor da equipe de embedded devel desse ano).

        Se tiverem paciência, pus algumas fotos bem como todo relato dos nossos dias aqui: http://desconstruindo.eng.br/imagine-cup-2008/

        É isso, novamente boa sorte.

  2. Fernando F. Says:

    PS: sou muito melhor em Perl do que em desenho (mesmo com palitinhos, negação).

    Haheuaheuaheuah.


Leave a Reply

