porque eu cansei de gente sarcástica

September 9, 2007

Sarcasmo é o lado amargo e limitado de wit*. Tanto um quanto outro são coisas recíprocas, não entende nada quem não tem nenhum dos dois, entende tudo quem entende um deles. Mas são facilmente diferenciáveis (até mesmo quando não se entende nada) um do outro pela expressão física que geram.

Wit é levar uma pessoa de uma margem à outra de um rio grande e de mau gênio com três pedras escorregadias. Ou até mesmo uma, situada ao primeiro terço da largura do rio – no meio não, imagine pegar impulso correndo da terra à margem, e ter que pular logo no meio, tem que ser mais perto o primeiro, basta assistir aos saltos em distância. Ou às amarelinhas. Enfim. De um jeito ou de outro, vai a pessoa percorrendo a idéia da outra com ajuda nenhuma, é algo de muito incrível, tanto que no meio segundo que leva da travessia inteira até a gente perceber alguma coisa no canto da boca e na angulação de embaixo-dos-olhos, o tempo (e a conversação, claro) pára – e ninguém se desespera, ninguém olha pro lado à procura de alguém, não pensa pra dentro à procura de assunto. Passa o meio segundo, todo mundo se ri – tem que ser, porque são no mínimo duas razões: de se admirar com o que existe na outra margem e de olhar pra trás e ver que puxa, eu poderia ter me afogado, que milagre, que engraçado.

Sarcasmo é ficar no mesmo lugar. Leva o mesmo tempo, o riso é mais alto, mais curvo, mas não chega a afetar nada nem mesmo em torno dos olhos. E se por acaso leva um meio segundo a mais (pra ficar no mesmo lugar, olha só) é feito calamidade pública, espalha um nervoso – é coisa de laboratório de tão precisa, quando se testa ficar sério na frente de um sarcástico, se era pra mostrar inteligência (porque é sim um requisito básico) vai rir largo, te olhar procurando anuência, outro riso largo; se era por costume de atacar, vai rir um pouco, e quando virar as costas (porque vai) é pra não mostrar que está pensando, que burra essa pessoa! Quando direcionado aos outros, é coisa de gente “malvadinha”. A si mesmo, com humor, é quando se salva. Sem, é coisa de gente triste. E cansa.

*witty de vez em quando é traduzido como “espirituoso”. Mas não me atrevo.

Advertisements

One Response to “porque eu cansei de gente sarcástica”

  1. Priscila Says:

    Caramba!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: