no jornal da noite: de agora em diante, todos os bebês são V.I.P.

April 21, 2007

Catholic Church buries limbo after centuries

No jornal da TV estava só que os bebês não batizados não ficam mais no limbo, e que eles pensam nisso com urgência desde 1984. É porque eles pensam direitinho, gente.

Mas então eu penso: ali está que é uma visão um pouco extremista da salvação. Porque (como a gente aprendeu com Dante, que tinha mais desenhos que a Bíblia – que actually não tinha nenhum – e foi confirmado na matéria) as pessoas que nasceram antes de Cristo também iam pro limbo, não importa quão boas elas foram. Estamos em 2007 e dizem que o limbo é uma interpretação, um jeito… e, estranho, que “talvez” Deus as convoque para perto de si por não “ter dado tempo” de serem redimidas do pecado original (não batizar não é pecado, pelo jeito. Just a reminder), que “o número de bebês não batizados aumentou consideravelmente, e com isso se torna urgente a gente pensar sobre a salvação deles” (tradução linda e minha).

Primeiro achei uma pergunta besta, mas essa última frase mais do que todo o resto me autoriza a perguntar “pra onde vão as outras crianças, que já morreram?”. Se estão revendo isso porque mais crianças *agora* morrem sem o sacramento, incluem as de antigamente no novo julgamento? Primeiro que se as regras mudam de acordo com a história, já disseram (Agostinho, cer-te-za) que é por adaptação divina à percepção humana, que muda se tempos em tempos. No exemplo dele, Deus impõe e aceita comportamentos aos judeus que depois muda e condena aos cristãos. E está tudo valendo. Sobrepondo: se já levaram as criancinhas de antes de 2007 pro limbo, vale? Elas vão ser repensadas também? Remanejadas, passadas à condição superior?

Essa galera já é confusa, imagine através de noticiário noturno e notícia de parágrafos de 3 linhas.

Advertisements

One Response to “no jornal da noite: de agora em diante, todos os bebês são V.I.P.”

  1. fksr86 Says:

    tem que ver se a decisão é retroativa. se for, o limbo esvazia. se não for, vai ter criança quase morrendo se segurando por mais um ou dois dias.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: