(cat power 1.2) we can all be free

February 11, 2007

Posso fazer uma parrrte? o/

O comentário no rodapé do último (post) foi realmente radical, mas só pra fazer pressãozinha pra todo mundo ser feliz no site de autor desconhecido y letras completas de bandas maravilhosas. Aquele é, normalmente, a última instância de uma série que segue os seguintes passos:

Last.fm / Pandora
Com cadastro em qualquer um dos sites, é só começar com um artista bonitinho ou procurar pelas tags que descrevem exatamente o que você sente (“i should be ashamed of hearing this”, “thoroughly trashed”) e esperar, sentado mesmo, que coisas novas e muito boas apareçam.

AllMusicGuide
Que também pode ser primeiro passo, por oferecer coisas também muito úteis (passo agora no momento e vejo o “Yes, I’m a Witch” da dona Yoko na lista de releases. I always knew). Videozinhos, parte de todos os CDs (de bandas com contrato) do mundo estão pra ser ouvidos. História de gêneros (?) musicais, relações (-libidinosas, a palavra que vem junto) entre eles, e o totozinho “explore by…” que pode ser Genre, Style, Mood (como em “rambunctious” ou “epic” ou “boisterous” ou “uncompromising”) ou Theme (“girls night out”, “D-I-V-O-R-C-E”, “parenthood”, “the creative side”). You-name- it.

CD Baby
Para coisas que realmente não são encontradas em parte alguma do mundo – vulgo Google, que no ano passado não voltava com nada nadinha se perguntássemos por “Jealous Girlfriends” – independent music (“[In•de•pen•dent: (adj.) Not having sold one’s life, career, and creative works over to a corporation.]“). Mesmo esquema do link anterior, mas com menos database e mais wit. Deixam escutar parte dos CDs e existem coisas realmente boas com preços acessíveis. Enviam para o Brasil com grandes festividades (“…the entire town of Portland waved ‘Bon Voyage!’ to your package, on its way to you, in
our private CD Baby jet on this day..
“), têm pessoas de verdade respondendo a seus emails se por um acaso você pensa que seu pacotinho se perdeu em algum lugar do Caribe, é emocionante.

AlwaysOnTheRun
Sim, existem milhares de outros sites de letras e é de se desconfiar que todas as descrições de artistas sejam do AllMusic, o layout é limpinho mas nada extraordinário, não se pode escutar tudo. Ainda assim  é um projeto legal – de cobrir só as coisas que o autor gosta de ouvir, as ótimas coisas que gosta de ouvir, de encontrar coisas relacionadas ou ter certeza de que, se um artista está ali, não é só porque existe e lançou um CD, mas também porque alguém com algum senso ouviu e achou que vale a pena.

O processo todo leva muito tempo e flui melhor no Firefox ou IE7. Muitas abas, muita informação, it’s a whole new world.

Advertisements

2 Responses to “(cat power 1.2) we can all be free”

  1. Thayse Says:

    ainda bem que você sabe. umph.
    u.u

  2. litahayata Says:

    mas que guria enfezada! 🙂


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: